Cruzeiro do Sul, Acre 28 de novembro de 2024 10:35

‘Vaca louca’: governo confirma caso atípico no PA e suspende preventivamente exportações para a China

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) informou que o resultado do exame de um caso suspeito da doença da “vaca louca”, no sudeste do estado, deu positivo. Contudo, trata-se de um caso atípico, ou seja, que surge espontaneamente na natureza, de acordo com o governo estadual. Por isso, não há risco de disseminação entre o rebanho ou de contágio ao ser humano, informou a agência em nota nesta quarta-feira.

O Ministério da Agricultura também confirmou o caso e suspendeu, em uma ação preventiva, as exportações para a China. O ministério, porém, não confirma que o caso é atípico. Seguindo o protocolo sanitário oficial assinado em 2015 entre os dois países, as exportações para o país asiático serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira, de acordo com a pasta.

Mesmo o caso tendo ocorrido de forma isolada, o protocolo prevê a suspensão da exportação de tudo que é produzido no Brasil. “No entanto, o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira”, afirmou o ministério, em nota.

O Brasil exportou US$ 11,8 bilhões de carne bovina fresca no ano passado. Desse total, US$ 8 bilhões tiveram a China como destino.

Em setembro de 2021, o governo federal suspendeu as exportações de carne bovina para a China após a identificação de dois casos atípicos da doença no Brasil, seguindo o protocolo com o país asiático. A situação foi normalizada três meses depois.