Cruzeiro do Sul, Acre 26 de novembro de 2024 19:45

Terremoto no Peru é sentido em Cruzeiro do Sul

Nesta quinta-feira (26), um terremoto de magnitude 7,2 atingiu a região de Puno, no Peru. De acordo com os índices do USGS (serviço geológico dos EUA), o local fica próximo a fronteira com a Bolívia, a uma distância menor da capital La Paz, do que da peruana Lima. O epicentro do terremoto de quinta-feira, 26 de maio de 2022, foi localizado a 20 quilômetros a nordeste da província de Ayaviri, Melgar, na região de Arequipa, sul do Peru, a uma profundidade de 240 km.

O abalo sísmico também foi sentido em Cruzeiro do Sul e outras cidades do Acre. São inúmeros os relatos como o de Cordolino Mota, chefe da fundação Elias Mansour. “Pela manhã, precisamente às 7:5h, estava no banheiro, quando senti uma espécie de tontura, então parei e voltei pra cama. No intervalo de segundos, sentando, pus a mão na parede, e senti balançar mais forte. Foram dois momentos de tremor em questão de segundos. Chamei minha filha e formos olhar a água da piscina, a água estava agitada”, declarou Moto.

O chefe do Instituto Geofísico do Peru (IGP), Hernando Tavera, informou que o tremor foi registrado na manhã desta quinta-feira na cidade de Ayaviri (Puno). Ainda de acordo com o instituto, o fenômeno foi sentido em toda a região do Peru, logo em seguida, sendo relatados outros dois tremores de 3,5 na escala Richter.

Ele explicou que o sismo, com 240 quilometros de profundidade, faz com que o abalo aumente consideravelmente. “Simplesmente que o tremor do solo é menor do que se o terremoto tivesse ocorrido em profundidades mais rasas. Também outra característica é que o raio de percepção desta agitação também é aumentado consideravelmente. Toda a região sul do Peru foi afetada pelo tremor do solo como resultado deste terremoto”.

Questionado sobre danos ou perdas humanas, Tavera indicou que devido ao nível de intensidade que foi percebido na superfície, o abalo não deve causar nenhum tipo de dano. “Mais sim, susto em toda a população, e as informações que temos até o momento confirmam o que estou comentando”.

No estado de Rondônia, na cidade de Porto Velho, alguns prédios tiveram que ser evacuados por causa do tremor, como o do Tribunal de Justiça. O tremor também foi sentido no Amazonas. Servidores e visitantes que estavam na sede do Tribunal de Justiça Amazonas (TJAM), no Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, sentiram o tremor e deixaram o prédio por volta das 8h30.

No Peru, o Centro Sismológico Nacional do Instituto Geofísico do Peru (IGP) especificou que o tremor ocorreu às 07h02, com um tremor de 6,9 na escala Richter.

Foto: Reprodução