Depois do susto, os risos. Técnica da seleção dos Estados Unidos, Andrea Fuentes foi a heroína desta quarta-feira, ao saltar na piscina do Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, Hungria, e salvar a atleta Anita Álvarez do afogamento. Mais tarde, deu entrevistas e mostrou que o susto estava superado.
Álvarez, de 25 anos, havia concluído sua apresentação na final do solo livre do nado artístico, mas Fuentes notou algo errado na sequência. Entrou na água e retirou a pupila, que saiu de maca e foi levada ao centro médico da arena sob aplausos dos torcedores.
– Falei “isso não é normal”. Gritei para os socorristas para que pulassem na água, mas não ouviam ou não entendiam. Fui o mais rápido possível, como se fosse uma final olímpica. Quando a tirei, não respirava e tinha a mandíbula muito contraída. Foi um desmaio por esforço. Vimos onde estava o limite – completou.
Anita Álvarez já tinha desmaiado numa competição. Foi ano passado, no pré-olímpico do nado artístico, em Barcelona. Após o episódio, a mãe da atleta afirmou que a filha tinha histórico de desmaios, mas que jamais tinha ocorrido num torneio.