Cruzeiro do Sul, Acre 24 de novembro de 2024 09:40

Suspeito de ataque a tiros no metrô de NY ficará preso e sem direito a fiança

A justiça americana ordenou nesta quinta-feira (14) que o homem suspeito do ataque dentro de uma estação de metrô no Brooklyn, em Nova York, fique em prisão preventiva sem a possibilidade de fiança. Os procuradores defenderam a manutenção da prisão ao dizerem que Frank James, de 62 anos, aterrorizou toda a cidade.

James foi preso ontem (13), um dia após autoridades afirmarem que ele detonou bombas de fumaça e atirou contra passageiros na estação de metrô. Ao todo, 10 pessoas foram baleadas no episódio.

O americano foi acusado de crime federal de terrorismo que se aplica a sistemas de transporte coletivo. Apesar disso, as autoridades dizem que atualmente não há evidências que o liguem a organizações terroristas.

Mapa mostra local do tiroteio em Nova York — Foto: Arte g1

Mapa mostra local do tiroteio em Nova York — Foto: Arte g1

“O réu abriu fogo assustadoramente contra passageiros em um trem do metrô lotado, interrompendo seu trajeto matinal de uma maneira que a cidade não via há mais de 20 anos”, disse a procuradora assistente dos EUA Sara K. Winik. “O ataque do réu foi premeditado, cuidadosamente planejado e causou terror entre as vítimas e toda a nossa cidade.”

As 10 vítimas de tiros, com idades entre 16 e 60 anos, devem sobreviver.

Do lado de fora do tribunal, a advogada de defesa Mia Eisner-Grynberg alertou contra “uma corrida para o julgamento”.

“Os relatórios iniciais em um caso como este são muitas vezes imprecisos”, disse ela. Ela ressaltou que James alertou a polícia sobre seu paradeiro, 30 horas depois de uma caçada que incluiu alertas de celular para a população.

Mia concordou em mantê-lo preso sem fiança, pelo menos por enquanto. Os advogados de James podem entrar com pedidos.