Uma sucuri de aproximadamente 6 metros foi capturada por uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, enquanto atravessava a rodovia AC-405, próximo à cabeceira da ponte do Rio Môa. A serpente estava ferida, possivelmente por golpes de terçado.
Os populares que passavam pelo local ficaram surpresos com o tamanho da cobra. “Não chega próximo à cabeça dela não que ela é ligeira”, alertou uma pessoa presente.
Atualmente, a cobra está no quartel do Corpo de Bombeiros, que já entrou em contato com o IBAMA e enviou as informações para Rio Branco. Inicialmente, a equipe está cuidando do animal devido aos ferimentos, para depois proceder com a soltura.
O animal que já está sob os cuidados do IBAMA, será encaminhado para o Cetas em Rio Branco, onde passará por sutura nos cortes.
Neste sábado mesmo, a cobra foi entregue à equipes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.
“O Cetas é o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA. Quando capturamos animais doentes ou feridos, acionamos o órgão competente para que o animal seja tratado e, posteriormente, solto na natureza”, informou o Tn França, do Corpo de Bombeiros.
Após se recuperar dos ferimentos, a sucuri será trazida para Cruzeiro do Sul, onde será solta na natureza, em áreas propícias de seu habitat natural.