A prefeita Socorro Neri (PSB) disse que a satisfação é grande de realizar a entrega da comenda
A cidade de Rio Branco completa nesta segunda-feira (28), 138 anos de fundação, e a prefeita Socorro Neri (PSB), realizou a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Volta da Empreza, a maior honraria do município, que tem por objetivo homenagear personalidades que se destacam nas artes, na cultura, na política e em vários outros setores da vida pública.
O evento foi prestigiado pelo governador Gladson Cameli, que na ocasião, recebeu de maneira especial, o grau Chanceler, cujo patrono é José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. Cameli disse que foi pego de surpresa, mas agradeceu a homenagem concedida pela prefeitura. “Se fosse combinado, não teria dado certo. Muito obrigado”, disse.
A prefeita Socorro Neri (PSB) disse que a satisfação é grande de realizar a entrega da comenda, segundo a gestora, os homenageados contribuíram para o crescimento da cidade de Rio Branco. “É gratificante, essas pessoas já são reconhecidas na sociedade e hoje, vamos realizar o devido reconhecimento aos homenageados”, declarou.
Neste ano, os homenageados foram Marilia Bonfim e o Mestre da banda Marujada, Audenor de Souza, ambos de Cruzeiro do Sul, que receberam o grau Fundador, que tem como patrono, Neutel Newton Maia.
Os homenageados do grau Comandante, que tem como patrono, o Coronel José Plácido de Castro, foram o ex-secretário de saúde na gestão do ex-prefeito Raimundo Angelim, Osvaldo Leal e Marie Khalil, mãe do procurador do Estado, Paschoal Khalil.
A maior honraria da noite, o grau Chanceler, cujo patrono é José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, foi entregue ao médico infectologista, Thor Dantas e a Madrinha Peregrina Gomes Serra.
Um dos destaques da noite, foi o senhor Aldenor da Costa Souza, 78 anos, que alegrou os presentes com o canto “baianinha”, clássico da cultura no Juruá.
A comenda
Criada em 2008, pelo ex-prefeito Raimundo Angelim, que posteriormente recebeu a honraria na gestão do então prefeito Marcus Alexandre, a Comenda Volta da Empreza é assim nomeada em referência à primeira denominação dada à cidade de Rio Branco no período de sua transição de seringal a povoado.
A honraria é constituída por três graus distintos: o grau Fundador, que tem Neutel Newton Maia, como patrono, destina-se a reconhecer os que se destacaram por sua significativa contribuição nos campos social, cultural, econômico, humanitário, desportivo, ou outros de notável importância para a cidade, bairro ou comunidade.
O grau Comandante, tem o Coronel José Plácido de Castro como patrono, e é destinado a homenagear os que contribuíram, por meio de atos extraordinários com a comunidade, para a consolidação da cidade em nível regional.
O grau Chanceler, cujo patrono é José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, é a mais alta distinção da Ordem e homenageia aqueles que tenham reconhecidamente prestado relevantes serviços ao município, ou que, no exercício da sua atividade, tenham destacado o nome de Rio Branco nos cenários nacional ou internacional.