Apenas dois municípios do Acre amanheceram nesta quarta-feira (30) com boa qualidade do ar, de acordo com informações do portal IQAir, que mede o indicie em todo o mundo. A maioria das cidades acreanas tem qualidade do ar moderada.
Segundo as informações consultadas às 6h40, Cruzeiro do Sul tem 2.8µg/m³ (microgramas de material particulado por metro cúbico), enquanto Porto Acre aparece com 7.9µg/m³. Para os padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), estes municípios estão classificados como com boa qualidade do ar.
Outros 10 municípios acreanos, no entanto, apresentam qualidade do ar abaixo do recomendado. Xapuri apresenta, no horário consultado, 13.6µg/m³; Bujari, 13.6µg/m³; Manoel Urbano, 13.9µg/m³; Brasiléia, 15.3µg/m³; Sena Madureira, 16µg/m³; Epitaciolândia, 16.1µg/m³; Feijó, 16.5µg/m³; Rio Branco, 17.3µg/m³; Acrelândia, 23.8µg/m³; Santa Rosa do Purús, 35.2µg/m³.
A recomendação para a população de municípios com qualidade do ar moderada é para o uso de máscaras em atividades externas, para que sejam usados purificadores de ar, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.
*as informações são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento. Nem todos os municípios do Acre possuem sensores.
Foto: Juan Diaz