Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) já disponibilizam o 5G “puro”, que tem como característica a oferta de maior velocidade de internet e um tempo menor de resposta ao operar na faixa de 3,5 gigahertz.
Ainda conforme a Anatel, uma reunião extraordinária do Gaispi, grupo da agência que cuida da implantação do 5G na faixa de 3,5 GHz, acontecerá nesta terça-feira (2) para formalizar a autorização de operação.
Tecnologia 5G no Brasil
Brasília foi a primeira capital do país a ofertar o 5G puro, em 5 de julho, enquanto que Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre tiveram a ativação no dia 29 do mês passado.
Apesar da chegada às capitais mencionadas, o recurso deve ter alcance em todo o Brasil apenas em quatro anos, conforme análise de Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco.
Isso porque, segundo Tude, “o 5G não é um carro zero quilometro pronto que você pega e sai usando”, é necessário fazer testes de frequência, uma vez que a faixa de 3,5 Ghz também é usada por diversos brasileiros que têm antena parabólica.