Cruzeiro do Sul, Acre 26 de novembro de 2024 15:19

Sessão Solene comemora Dia Municipal do Jornalista de Cruzeiro do Sul, 13 de Maio, em homenagem a João Mariano da Silva

A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul realizou, na noite desta quinta-feira (12), Sessão Solene comemorativa ao Dia Municipal do Jornalista, que teve origem num projeto de lei do ex-vereador Osmar Ferreira da Silva (Marito) que estabeleceu a homenagem na data de 13 de maio dia do nascimento do jornalista João Mariano.

A sessão foi proposta pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Franciney Freitas, para homenagear os jornalistas em atividade no município de Cruzeiro do Sul, de acordo com Emenda do ex-vereador José Amauri Barbosa (Sinhor) que criou a Medalha do Mérito Legislativo ao Jornalismo.

A abertura da Sessão Solene, como de costume em todas as sessões do parlamento, teve início com uma oração. O professor Nilo Castro, um dos componentes da equipe do Memorial João Mariano, foi convidado pelo presidente Franciney Freitas para fazer o momento de reflexão e pedir as bençãos de Deus para os trabalhos legislativos.

Foto: Reprodução

Depois de Hino de Cruzeiro do Sul o presidente fez a abertura da sessão solene e depois de cumprimentar os vereadores presentes, Clerton Souza, vice-presidente, Cristiano Rodrigues, Zaldo Mototáxi, Altemar da Santa Rosa, Gilmar da Saúde, Antonio Cosmo, Márcio da Farinha, Mazinho da BR, Leandro Cândido e João Keleu.

Prestigiaram a sessão solene comemorativa ao Dia Municipal do Jornalista a professora Gisalda Mariano, filha do homenageado João Mariano, sua filha Plácida Cameli, o empresário Assem Cameli, o professor Nilo Castro, o professor Dr. Marcelo Siqueira, além de familiares e jornalistas das empresas de comunicação do município.

Na abertura da sessão solene o presidente Franciney Freitas facultou a palavra a professora Gisalda Mariano, que sempre cultuou a memória do pai João Mariano e cuidou do arquivo com as edições dos jornais o Rebate e o Juruá que agora foram restaurados e digitalizados num trabalho coordenado pelo neto, o Irmão Marista João Gutemberg.

Foto: Reprodução

O professor Marcelo Siqueira destacou que foi uma honra ter sido convidado pelo professor Nilo Castro para falar algumas palavras sobre a vida do saudoso jornalista João Mariano.

Em seguida foi realizada a exibição de dois vídeos do Memorial João Mariano sobre o histórico dos jornais O Rebate e o Juruá que criaram uma cultura jornalística no município. As edições digitalizadas dos jornais estão disponíveis para conhecimento da população numa exposição no Shopping Copacabana.

Os jornalistas contemplados com a Medalha do Mérito Legislativo ao jornalismo, escolhidos pelos vereadores, foram agraciados e receberam a medalha das mãos de cada um que os indicou:

Foto: Reprodução

O presidente Franciney Freitas, indicou a jornalista Dayana Maia

O presidente da Associação dos Comunicadores do Vale do Juruá (Ascovaj), jornalista cinegrafista dos mais experientes, João Dias, que faz um trabalho de organização da categoria, usou a tribuna da Câmara Municipal para saudar os vereadores e os colegas jornalistas.

“Primeiro agradecer a Deus por este momento, já era para ter sido a terceira edição da Medalha Legislativa, que era para ter sido lançada, mas, infelizmente, devido a pandemia nao pode ser concretizado. Esse é um projeto de lei do ex-vereador Marito que aprovou a lei que criou o Dia Municipal do Jornalista e o vereador Sinhor apresentou uma emenda para criar a Medalha do Mérito Legislativo”, disse.

João Dia destacou que a Ascovaj tem abrangência de Feijó a Marechal Thaumaturgo e já tem feito algumas ações em benefício da classe. “Assistindo esses vídeo fiquei pensando nesse quadro onde estavam todas as letrinhas para ele fazer o jornal. Como uma pessoa tinha tanta paciência de montar esses jornais que vocês letra por letra. É uma inspiração para nós e para os jornalistas mais críticos quero falar que possam ter mais cuidado na hora de fazer uma reportagem, vou ter oportunidade ainda de falar, sei que não surte muito efeito para ver se a pessoa se toca”, disse.

Foto: Reprodução

O presidente destacou a fala do professor Marcelo Siqueira sobre o Prêmio de Jornalismo João Mariano. “Quero neste momento lançar o Prêmio João Mariano, para no mês de dezembro fazermos a primeira edição com premiação para os jornalista. João Mariano fez e está fazendo a história dele e nós estamos fazendo a nossa. Agradeço ao presidente e todos vereadores por essa sessão solene” disse.

O jornalista Nonato Costa usou a tribuna para destacar e agradecer a Mesa Diretora pela sessão solene em homenagem ao Dia Municipal do Jornalista.