Volta em Potosí será disputada entre esta sexta-feira (10) e domingo (12), na cidade boliviana, com provas contrarrelógio 10km, estrada 130km e circuito 80km.
O ciclismo do Acre será o representante do Brasil na Volta em Potosí, que ocorrerá entre esta sexta-feira (10) e domingo (12), na cidade de Potosí, na Bolívia. Além do Brasil e do país anfitrião, a competição contará com a participação de ciclistas do Peru, Chile e Equador.
De acordo com o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxaua Marques, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) recebeu o convite da Federação Boliviana de Ciclismo e designou a entidade acreana para representar o país na Volta em Potosí.
– Estou contente como gestor por receber uma convocação desse nível. É a primeira participação da seleção acreana nessa Volta de Potosí. Nós estamos bem preparados para trazer um bom resultado – disse.
O título será disputado em três provas: contrarrelógio 10 km, estrada 130 km e circuito 80 km. Ao todo, a premiação total do evento chega a R$ 20 mil. Cerca de 30 ciclistas vão competir.
Com base no desempenho dos ciclistas acreanos nesta temporada, a FAC selecionou seis atletas para competição, sendo dois em cada prova. Confira:
- Richard da Silva e Shawke Lira – Master (40+)
- Mauro Henrique e Danilo Gomes – Júnior (15/18 anos)
- Endril Lima e Alexandre Pinto – Elite
O dirigente da FAC destaca que está confiante pela participação do Acre na competição, apesar das adversidades que serão enfrentadas pelos atletas.
Potosí, por exemplo, está há quase 4 mil metros de altitude em relação ao nível do mar, e é uma das cidades mais altas do mundo.
– É um fato inédito para essa equipe que organizamos, com atletas competindo a 4 mil metros de altitude. Mas nossos atletas estão bem treinados. Vamos sair de um clima entre 32º e 36º graus para um clima de 8º a 10º graus. Mas estou muito confiante – afirma.
A delegação acreana deve viajar para Potosí nesta quarta-feira (8). Os atletas viajam até Cobija de van e depois seguem de avião até Sucre. O restante do trajeto até Potosí será feito de van. O presidente da FAC vai acompanhar a delegação.
Os custos de transporte, hospedagem e alimentação serão bancados pela FAC, que recebeu apoio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEE).
Estagiário sob supervisão de Kelton Pinho*