Cruzeiro do Sul, Acre 27 de novembro de 2024 08:00

Secretaria municipal realizará busca ativa para vacinar mais de 6 mil crianças que ainda não se vacinaram contra H1N1.

Nos últimos cinco meses Cruzeiro do Sul vem registrado um aumento nos casos de síndromes respiratória aguda. Na última quarta-feira, ao menos oito crianças estavam internadas na clínica pediátrica do hospital do Juruá.

Segundo a secretária de saúde, Valéria Lima, com a chegada do período de estiagem os casos de síndrome respiratória tendem a aumentar, e uma das formas de amenizar a situação é se vacinando contra a gripe.

“Nós percebemos, no grupo das crianças, uma procura muito baixa. Das 7.789 crianças que precisamos vacinar, apenas 1.096 compareceram nas unidades de saúde para receberem o imunizante, algo que corresponde a apenas 14% do que devemos alcançar”, contou Valéria Lima

Mas a baixa procura não está apenas entre as crianças. Idosos, professores, trabalhadores em saúde e gestantes também deixaram de se vacinar.

Para tentar chegar a essas pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a gripe, a secretaria de saúde vai iniciar, na próxima segunda-feira, a busca ativa nos bairros da cidade.

“A partir de segunda-feira vamos reunir com as unidades de saúde e vamos montar três linhas de frente para que possamos fazer a vacinação de casa-em-casa juntamente com o agente comunitário de saúde. Então, nessas frentes vamos iniciar com o bairro do Formoso, Cruzeirinho e Cruzeirão”, destacou a secretária.

Foto: Reprodução