O SBT vai produzir o primeiro Troféu Imprensa após a morte de Silvio Santos (1930-2024). Depois de dois anos de hiato, a emissora quer exibir uma nova edição do prêmio em abril de 2025. A apresentadora Patricia Abravanel, filha do empresário com Iris Abravanel, deve ficar à frente do projeto.
Segundo o colunista Flávio Ricco, do R7, a direção já dá como certa a volta da premiação. Agora, avalia se vai promover mudanças no formato.
O último Troféu Imprensa foi apresentado pelo próprio Silvio em 2022, mas o programa acabou saindo da grade por causa das recentes reformulações do SBT. Nos bastidores, chegou-se a discutir a realização de uma edição já em 2024, mas a ideia acabou não avançando.
Originalmente criado pelo jornalista Plácido Manaia Nunes (1934-2007), o prêmio era produzido pelo “homem do Baú” desde a década de 1970, quando ainda estava na Globo.
Com a fundação do SBT em 1982, o Troféu Imprensa se tornaria um de seus principais eventos anuais. Ele só deixou de ser exibido em 2006, por questões de agenda do próprio Silvio; e durante a pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2021.
SBT mantém camarim de Silvio Santos intacto
O camarim de Silvio Santos nos estúdios do SBT, às margens da rodovia Anhanguera, continua intacto, do jeitinho que foi deixado pelo empresário. Não há planos de repassar o espaço para outro contratado da emissora. Pelo menos, não por enquanto.
Mas o destino do aposento e dos pertences do apresentador que estavam por lá será decidido pelas filhas de Silvio e por Iris Abravanel. Há quem defenda que as peças sejam adicionadas ao Museu do SBT, montado no CDT da Anhanguera.
Por enquanto, dona Zilda Covre Deramo segue cuidando do espaço, como fez durante décadas enquanto o comunicador era vivo –ela era a secretária pessoal de Silvio Santos e trabalhava com ele desde 1969.
Apesar de ter morrido em agosto deste ano, Silvio não passava por seu camarim desde setembro de 2022, quando realizou a última gravação do dominical que leva seu nome.
Foto: Lourival Ribeiro/SBT