Cruzeiro do Sul, Acre 23 de novembro de 2024 16:20

Rússia já lançou 600 mísseis na Ucrânia, informa oficial dos EUA

Número equivale a aproximadamente 95% do poder de combate russo acumulado dentro do país vizinho

Desde o início da invasão ao território ucraniano, a Rússia já disparou cerca de 600 mísseis contra o país vizinho. O número equivale a aproximadamente 95% do poder de combate russo acumulado dentro da Ucrânia. As informações foram dadas por um alto funcionário da defesa dos Estados Unidos neste domingo (6).

Os EUA observaram combates contínuos em Kherson e Mykolaiv no domingo e as forças russas ainda estão tentando cercar a capital Kiev, além das cidades de Kharkhiv, Chernihiv e Mariupol, segundo o funcionário.

As ofensivas, porém, foram recebidas com forte resistência ucraniana, o que acabou por retardar o ataque russo, liderado pelas forças de Vladimir Putin.

Enquanto isso, o enorme comboio russo ao norte de Kiev, que se estende por cerca de 40 quilômetros de estrada, permanece parado, mas não há atualização sobre a distância da capital. No fim da semana passado, estava a aproximadamente 25 quilômetros do centro da cidade.

O oficial norte-americano disse ainda que acredita que o povo ucraniano, na maior parte do país, ainda tem acesso a meios de comunicação, como a internet. Ele afirmou também que os EUA não observaram um ataque anfíbio perto de Odessa e não avaliam que haja possibilidade de uma investida iminente por lá.

O funcionário não pôde confirmar relatos de russos disparando contra manifestantes em Kiev ou violações do acordo de cessar-fogo para permitir corredores humanitários. Disse também que não tem condições de corroborar com os relatos de que os russos estão convocando militares da reserva.