Cruzeiro do Sul, Acre 28 de novembro de 2024 19:56

Rio Juruá tem vazante em Cruzeiro do Sul e atinge cerca de 3 metros; número bate recorde dos últimos anos

Apesar de chuvas passageiras, o rio Juruá em Cruzeiro do Sul segue em vazante nesta segunda-feira (29). Embarcações maiores devem dobrar o cuidado ao transportar pessoas e produtos durante esse período.

Com a vazante, o manancial já atingiu a menor marca em relação aos anos anteriores, chegando a pouco mais de 3 metros, sendo que alguns lugares mais próximos das praias os registros foram de 2 metros de profundidade.

Segundo José de Souza Coelho, transportador de mercadorias, o rio está mais seco em relação ao ano passado neste mesmo período. “Vazou, mas não foi tanto. Tem muitos troncos espalhados impedindo a passagem dos navegantes. Se no inverno eu levava 30 toneladas, no verão só consigo de 10 a 15”, explicou.

Seu José trabalha via fluvial transportando mercadorias de Cruzeiro do Sul para o município de Porto Walter. O mesmo ressalta que além da demora devido ao baixo nível do rio, o abastecimento de produtos comerciais dos municípios mais isolados devem esperar por muito mais tempo do que se costuma, durante o período das cheias.

De acordo com um morador no município de Ipixuna, Francisco de Jesus, é a primeira vez que ele está vivenciando o rio tão baixo neste período do ano. “Nunca tinha visto o rio tão seco do jeito que está, é algo impressionante. Eu costumava viajar no verão sem muita dificuldade. Gastei mais de 30 horas de Ipixuna para Cruzeiro do Sul, sendo que o barco estava seco”, lamentou.