O Rio Acre subiu 1,71 metro nas últimas 24 horas e chegou à maior marca em quase sete meses em Rio Branco, com 5,70 metros, de acordo com a medição das 6h desta quarta-feira (20) feita pela Defesa Civil Municipal. O nível não ultrapassava os 5 metros desde 30 de abril, quando marcou 5,14 metros.
De acordo com a Defesa Civil, o aumento pode seguir nas próximas 24h, puxado, principalmente, pela situação do rio em Capixaba, no interior do estado, cidade vizinha a Rio Branco. Conforme o órgão, o crescimento foi de 1,41 metro na cidade.
“Contudo, a permanecer a situação da bacia para as próximas 48h, aqui em Rio Branco ele deve retrair”, destacou o coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil.
Na terça-feira (19), o rio estava em 3,99 metros. Considerando a primeira medição do mês, que foi de 2,83 metros, o nível já cresceu 2,87 metros em novembro.
No domingo (17), o Rio Acre já havia chegado a 3,67 metros, a maior medição em mais de seis meses, desde o dia 19 de maio, quando a marcação foi de 3,66 metros.
A marca do domingo foi a segunda vez consecutiva que o nível ficou acima de três metros em novembro, a terceira e quarta desde 30 e 31 de outubro, e a quinta desde 24 de maio, última vez em quase seis meses que o manancial estava acima da cota de alerta para seca.
Nível do Rio Acre alcançou a maior marca em quase 7 meses — Foto: Defesa Civil Municipal