O dia 2 de abril é considerado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O objetivo da data é alertar a sociedade e governantes sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer melhor a todos o que leva a pessoa a ter esse transtorno. Em 2022, o tema é “Lugar de autista é em todo lugar”.
Para valorizar as crianças autistas e destacar a importância do tema, a Coordenação de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul estará realizando, de segunda (5) a quarta-feira (7), um atendimento exclusivo a esse público, como explica o delegado Vinícius Almeida:
“Estamos aproveitando a semana do autismo, a Polícia Civil sensibilizou-se com a situação e designou três dias de atendimento específicos para pessoas que tem laudo médico comprovando o autismo. O objetivo do projeto é cidadania e dignidade para os acreanos”.
No local foi montada uma pequena brinquedoteca para distrair as crianças. Nesse primeiro momento, aquelas com maiores necessidades têm prioridade. A carteira de identidade terá uma especificação identificando o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e com isso trará inúmeros benefícios. Os pais demonstram satisfação com a atenção voltada aos filhos.
“Está sendo uma enorme satisfação, pois não iremos enfrentar mais filas em busca de atendimento”, disse um pai.
“É importante essa valorização para que as crianças tenham a identidade com o símbolo do autismo, para que eles tenham prioridade e saiam do anonimato”(sic), contou outro pai.