O McDonald’s afirmou nesta quinta-feira (26) que planeja reabrir seus restaurantes na Rússia a partir de 12 de junho, porém sob uma nova marca. O movimento acontece após o grupo anunciar a suspensão de suas atividades na Rússia em resposta à invasão na Ucrânia.
Segundo a imprensa local, o McDonald’s informou que a nova marca vai operar separadamente da empresa principal. Os restaurantes com a marca McDonald’s começaram a ser desmontados na Rússia nesta semana.
Ao anunciar o fechamento de todas as suas unidades na Rússia, o McDonald’s afirmou que “a crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia e o ambiente operacional imprevisível resultante levaram o McDonald’s a concluir que continuar com a propriedade do negócio na Rússia não é mais sustentável, nem é conforme aos valores do McDonald’s”.
O primeiro restaurante do McDonald’s na Rússia abriu há 30 anos. A saída do grupo tem um grande peso simbólico e econômico porque o McDonald’s foi uma das primeiras marcas ocidentais que se estabeleceu em Moscou, pouco antes da desintegração da União Soviética.
A presença do McDonald’s na Rússia acabou se tornando um símbolo do fim da Guerra Fria.