Cruzeiro do Sul, Acre 23 de novembro de 2024 06:58

Rainha Elizabeth retira títulos militares de Príncipe Andrew

Decisão veio após Justiça norte-americana seguir com processo por abuso sexual

Príncipe Andrew perdeu uma série de títulos militares e patrocínios reais após a Justiça dos Estados Unidos prosseguir com o processo contra o príncipe por abuso sexual. A decisão foi da Rainha Elizabeth II e divulgado em comunicado do Palácio de Buckingham na quinta-feira (13).

O Tribunal Federal de Nova York rejeitou o pedido do monarca para anular o processo de abuso sexual contra Virginia Giufree na quarta-feira (12). 

“Com a aprovação e o acordo da rainha, os patrocínios militares e reais do duque de York foram devolvidos à rainha”, diz o comunicado do Palácio de Buckingham. 

“O duque de York continuará a não assumir nenhuma função pública e está defendendo o caso como cidadão privado”, acrescentou a nota. A decisão da Rainha também retira o uso de “Sua Alteza Real” em funções oficiais de Andrew. 

A mudança ocorre horas depois de um pedido de mais de 150 veteranos militares para a rainha. Eles pediram para que ela retirasse Andrew dos cargos militares honorários e afirmaram que estão “chateados e com raiva” do príncipe. 

Na carta, membros do serviço militar disseram ser insustentável para o duque de York manter a posição. “Se este fosse outro oficial militar de alto escalão, é inconcebível que ele ainda estivesse no cargo”, diz a carta. 

Príncipe Andrew enfrenta um processo de abuso sexual de Virginia Giuffre, que o acusa de obrigá-la a ter relações sexuais com ele quando ela tinha 17 anos. Ele nega as acusações e os advogados do monarca tentam a anulação do processo, afirmando que Giufrre assinou um acordo em 2009, que o libertaria.