Cruzeiro do Sul, Acre 24 de novembro de 2024 17:28

Putin diz a parlamentares que Rússia resiste a sanções e promete resposta

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (27) a parlamentares que o rublo – moeda oficial russa -, o sistema bancário, o setor de transporte e a economia do país como um todo resistiram às sanções impostas contra Moscou e prometeu uma resposta às tentativas de isolar a Rússia.

O Ministério da Economia russo espera que o Produto Interno Bruto encolha 8,8% em 2022 no cenário “otimista”, ou 12,4% em um cenário mais conservador, mostrou um documento visto pela Reuters, sugerindo que a pressão das sanções está cobrando seu preço.

Conversa com o secretário-geral da ONU

Nesta terça-feira (27), o presidente russo se encontrou pela primeira vez com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, desde o início da guerra na Ucrânia.

Durante a reunião, Vladimir Putin disse que Rússia e Ucrânia mantêm conversações, porém em formato online, e espera que elas produzam um resultado positivo.

Além disso, o chefe e Estado também teria concordado “em princípio” com o envolvimento da ONU e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na evacuação de civis de uma siderúrgica sitiada na cidade de Mariupol, de acordo com um comunicado das Nações Unidas após o encontro.

“Discussões posteriores serão realizadas com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários e o Ministério da Defesa da Rússia”, pontuou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.