Cruzeiro do Sul, Acre 25 de novembro de 2024 05:36

Procon realiza ação educativa na Escola Estadual Cívico Militar Madre Adelgundes, em Cruzeiro do Sul

Com o tema  O Jovem e o Consumo Consciente, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), por meio de seu Núcleo em Cruzeiro do Sul, e em parceria com a prefeitura do município, realizou na última quinta-feira, 13, uma ação educativa na Escola Estadual Cívico Militar Madre Adelgundes.

Mais de 400 pessoas participaram da palestra, que reuniu cerca de 15 turmas de ensino médio e funcionários da instituição. O objetivo do evento foi informar aos presentes sobre os direitos e deveres de consumidor, bem como o consumo consciente em uma relação de consumo. No encontro foram abordados pontos como as queixas dos consumidores, os principais problemas que ocorrem na relação de consumo e a melhor forma do consumidor defender-se. A ação deu-se por meio da exibição de slides e distribuição de material educativo ao término do evento.

Ministrante da palestra, o fiscal Paulo Henrique Rocha destaca que a informação é fundamental para que os consumidores possam conhecer seus direitos.

Ação teve intuito de instruir os jovens acerca de seus direitos e deveres como consumidores. Foto: Ascom/Procon Acre

“Ao garantir conhecimento e ampliar o senso crítico do público infanto-juvenil, por meio do consumo consciente, estaremos colaborando para que, futuramente, sejam pessoas muito mais comprometidas com o bem-estar comum e de si próprias”, ressalta Henrique.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, explica que no encontro foram repassadas orientações no que tange aos deveres e obrigações dos consumidores e fornecedores perante a legislação brasileira.

“O Procon/AC está sempre aberto aos consumidores para recebê-los e esclarecer suas dúvidas em questões relacionadas ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nossa intenção é orientar contínua e permanente os consumidores e fornecedores quanto aos seus direitos e deveres. Somos parceiros do município. Não temos a intenção de prejudicar ou mesmo de multar. Nosso papel é harmonizar as relações de consumo, auxiliando e mediando os conflitos sempre na busca do consenso entre empresário e consumidor”, afirma Alana.