Um problema no radar operado pela Aeronáutica afeta os voos no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e no Aeroporto de Viracopos, em Campinas na manhã desta quinta-feira (19).
A falha também teve reflexos em aeroportos de outros estados. Em Brasília, ao menos quatro voos atrasaram por causa da pane; em Confins, em Minas Gerais, foram registrados quatro cancelamentos de voos, enquanto outros sete sofreram atrasos.
Segundo a GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, houve um problema no radar da Área de Controle Terminal São Paulo do espaço aéreo na manhã desta quinta-feira, o que afetou pousos e decolagens. “O sistema já foi restabelecido e as operações estão sendo retomadas”, informou a empresa.
A falha também atinge o Aeroporto de Viracopos, importante hub logístico no interior de São Paulo, que registra atraso em voos, segundo as primeiras informações passadas pelas Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.
O g1 questionou a Infraero – que administra o aeroporto de Congonhas – e a Aeronáutica – responsável pelo radar – mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Impacto em pousos e decolagens
De acordo com informações do site da Infraero, 5 chegadas e 3 partidas foram canceladas em Congonhas até 10h50. Também há casos de aeronaves paradas no pátio do aeroporto e de voos com previsão de atraso de pelo menos 3 horas.
Por volta das 10h40, a situação no saguão era tranquila. Passageiros conseguiam fazer o check-in e aguardavam novas informações.
Em Guarulhos, segundo informações do site do aeroporto, até as 12h 14,6% das partidas tiveram atraso desde as 0h desta quinta e 12,9% das chegadas.
Apenas um cancelamento foi registrado.
O Aeroporto de Viracopos também registra atraso em voos. Em nota, a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que opera o aeroporto, informou que houve a suspensão de pousos e decolagens, o que provocou 20 atrasos e 11 cancelamentos de voos, até balanço feito às 11h15.
Segundo a concessionária, o problema já foi normalizado e a operação em Viracopos está sendo retomada gradualmente.
No Aeroporto Estadual Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), embora não tenha ocorrido prejuízo ao tráfego aéreo, a falha resultou em atrasos de dois voos com destino a São Paulo, por problemas na capital, e cancelamentos de dois voos, um com destino a Viracopos e outro que chegaria do mesmo terminal
O Aeroporto do Galeão informou que estão cientes da pane no radar de Congonhas, mas que isso não gerou nenhum reflexo na operação deles. No Aeroporto Santos Dumont, houve registro de um voo atrasado, segundo informações até as 10h55.
Em Brasília, o aeroporto funciona normalmente, mas houve o registro de quatro voos atrasados por conta dos problemas em São Paulo.