Dezenas de produtores rurais realizam uma manifestação nesta manhã de segunda-feira, 30, na sede do Deracre, na capital acreana. Os produtores são do Projeto de Assentamento Tocantins, município de Porto Acre, e reivindicam a construção de uma ponte prometida pelo governo do estado.
Os manifestantes contaram que a máquina na estava no local e já tinha iniciado o trabalho. Ocorre que, alegando, falta de pagamento, o serviço foi interrompido, o que fez com que os produtores fossem até a sede do Deracre reivindicar.
A primeira informação era de que a presidente do órgão, Sula Ximenes, não iria atender aos produtores, o que acabou gerando ainda mais reclamação. Em um vídeo feito durante reunião, Sula reclama ter sido chamada de irresponsável e “gaiatinha”. “Quem me chamou assim deveria sentar na minha cadeira e ter a responsabilidade que eu tenho, não admito falta de respeito. Todo mundo que me procura, eu recebo. Eu sou técnica, não sou política para fazer comício”, disse.
Uma reunião acontece neste momento para tentar resolver o impasse.
Nota de Esclarecimento
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), informa que, na manhã desta segunda-feira, 30, foi realizada uma reunião técnica com a Prefeitura de Porto Acre e representantes de produtores rurais do Ramal dos Paulistas para discutir a continuidade das fundações de uma ponte de concreto sobre o Rio Andirá.
Diante da manifestação de produtores rurais, sobre a interrupção da obra devido a possíveis atrasos nos pagamentos, o Deracre reafirma seu compromisso com a pontualidade nas obrigações financeiras aos fornecedores. Contudo, a empresa contratada, TL Engenharia, foi notificada várias vezes pela falta de cumprimento dos prazos na execução dos serviços. Durante a reunião, foram apresentadas alternativas para dar continuidade às fundações da ponte de concreto. A empresa se comprometeu a mobilizar trabalhadores para retomar os serviços de fundação. Além disso, o Deracre realizará manutenções na ponte de madeira de 70 metros, incluindo melhorias nos tabuleiros e substituição de peças na estrutura.
Destacamos que a obra da ponte de concreto conta com uma emenda parlamentar do senador Márcio Bittar, de R$ 20 milhões, além de contrapartida do Estado.
Sula Ximenes
Presidente do Deracre