O presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), João Renato Jácome, vai integrar a delegação brasileira que representará o Brasil na Gymnasiade, no Bahrein – país do Oriente Médio. Esse é o maior evento esportivo escolar do mundo, e será disputado entre os dias 23 e 31 de outubro, reunindo mais de 5 mil estudantes-atletas de pelo menos 80 países, em 26 modalidades diferentes.
Além de promover intercâmbio cultural e a prática esportiva entre jovens de diversos países, a Gymnasiade também já revelou atletas olímpicos, como é o caso de Rebeca Andrade, na ginástica artística. É a segunda vez que Jácome participa do evento, desde que assumiu a gestão da FADE em novembro de 2022. A ultima edição aconteceu no Brasil, e foi realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
“Recebi o convite da CBDE para integrar a missão internacional como delegado do país. Teremos a função de representar o Brasil e auxiliar nossos estudantes e professores durante a participação no país-sede. Isso é motivo de orgulho, uma vez que representaremos não apenas a FADE, ou o Acre, mas o Brasil, o nosso país”, pontuou o presidente.
Segundo João Renato Jácome, estar na Gymnasiade é uma oportunidade de aprendizado. O presidente acredita que participar do evento é uma espécie de “combustível” a mais para fortalecer o trabalho que está sendo feito na federação estadual, buscando ainda mais colocar os estudantes-atletas do Acre em competições nacionais com chances reais de classificação para eventos internacionais.
“A nossa participação nesta missão vai reforçar o que estamos focados em fazer todos os dias: fortalecer o esporte escolar estadual com disputa entre escolas, municípios, com a descoberta de talentos dentro das instituições de ensino. Estamos pavimentando o caminho para que muito em breve atletas acreanos possam estar conosco também nas competições internacionais, entre os melhores do mundo. Esse é o nosso sonho, e estamos a cada dia mais próximos disso!”, avalia o acreano.
No início de outubro, João Renato Jácome foi homenageado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e recebeu pela terceira vez uma placa de reconhecimento pelo trabalho que desenvolve dentro da federação do Acre. Em dois anos de gestão, a entidade estadual alcançou 19 dos 22 municípios do estado, organizando cerca de 50 eventos e impactando mais de 25 mil estudantes-atletas. Também neste período, o Acre conquistou 36 medalhas, o maior número de medalhas em 10 anos.
Aos 29 anos de idade, João Renato Jácome é o presidente de federação escolar mais jovem do Brasil. Jornalista formado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), e árbitro de Atletismo desde os 16 anos, foi eleito presidente da FADE/AC no dia 04 de novembro de 2022, quando lançou o Open de Desporto Escolar do Acre, megaevento que desde então realiza eventos gratuitos de esporte escolar nos municípios acreanos atingindo jovens com idades entre 08 e 19 anos.
O EVENTO
– A Gymnasiade é um evento multiesportivo que é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), e equivale a uma olimpíada, mas no âmbito escolar. Os melhores estudantes-atletas do mundo participam representando seus respectivos países. O Brasil participará com 405 membros de delegação.
Gerência de Comunicação da FADE/AC