A Prefeitura de Rio Branco divulgou, nesta segunda-feira (08), o edital do concurso público que vai escolher o Hino de Rio Branco. O edital foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com o edital, o concurso será dividido em cinco fases, sendo: o lançamento do edital e abertura de inscrições; análise documental para habilitação das propostas pela comissão; período de seleção das três composições pela comissão; seleção final a ser realizada através de evento público para a escolha da composição vencedora.
O lançamento do Hino ocorrerá na data da fundação do município de Rio Branco, em 28 de dezembro, com local a ser definido pela prefeitura.
Para se inscrever, o edital apresenta como requisitos ser brasileiro, nato ou naturalizado, residente e domiciliados no Brasil; composições criadas de forma individual ou em parceria, desde que observadas as normas expressas no edital.
Com inscrições gratuitas, os interessados podem se inscrever presencialmente, mediante entrega de envelope lacrado na sede da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), na Rua Goudwasser Santos, no bairro Bosque, entre os dias 08 de julho a 16 de agosto, entre às 07h às 14h, de segunda a sexta-feira. Todos os candidatos deverão estar inscritos no Cadastro Cultural do Município de Rio Branco, até o dia 16 de julho, condição indispensável para a inscrição.
Para a escolha, serão seguidos diversos critérios, como originalidade, estilo, melodia, harmonia, ritmo e singularidade da música. Além disso, há outros critérios que serão observados pela comissão, com contagem de pontos. Ao final, três trabalhados serão selecionados pela Comissão de Organização e Avaliação e as músicas serão apresentadas pelos seus compositores, as quais serão submetidas à apreciação e votação dos jurados.
O evento deve ser realizado na Praça da Revolução ou Calçadão da Gameleira, em data e horário a ser agendado pela Comissão. Os jurados serão membros da sociedade civil, sendo um representante da Ufac, do curso de Música, um representante da Ufac, do curso de História, um representante da Escola de Música, um representante da banda de música da PMAC e um representante do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).
Como premiação, o primeiro lugar, a composição vencedora, receberá R$ 12 mil. Já o segundo lugar recebe R$ 5 mil e o terceiro lugar recebe R$ 3 mil.
Foto: Juan Diaz
Veja o edital completo: