A modernização das ferrovias é uma demanda do atual governo. Entretanto, a infraestrutura ultrapassada se torna um vetor para grandes acidentes
26 trabalhadores morreram depois que uma ponte ferroviária em construção desabou no nordeste da Índia nesta quarta-feira (23), disse a polícia do estado de Mizoram.
O incidente ocorreu em Sairang, uma cidade a cerca de 20 km da capital do estado, Aizwal.
A polícia informou que 28 funcionários estavam no local na hora do incidente. Os dois sobreviventes ficaram feridos e foram levados a hospitais da região.
O Ministro dos Transportes do Estado, T.J. Lalnuntluanga, que estava no local, disse que 18 corpos foram recuperados e outros oito foram localizados e retirados dos escombros pelas equipes de resgate.
“As operações de resgate estão em andamento e toda a assistência possível está sendo dada aos afetados”, disse o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na plataforma de mensagens X.
Em outubro do ano passado, uma ponte suspensa da era colonial desabou em Morbi, no estado ocidental de Gujarat, matando 135 pessoas. Em junho, uma ponte suspensa que estava sendo construída no estado mais pobre do país, Bihar, desabou, matando uma pessoa.
O extenso sistema ferroviário da Índia é usado por muitos milhões de pessoas todos os dias.
O governo lançou trens de alta velocidade como parte dos planos para modernizar a rede, mas os críticos dizem que não se concentrou o suficiente na segurança e na atualização da infraestrutura antiga.