Na tarde desta quinta-feira, 31, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio de uma guarnição do Giro do 5º Batalhão, efetuou a prisão de dois homens por porte ilegal de arma e tráfico de drogas em Brasiléia. Um dos detidos era foragido da Justiça, com um mandado de prisão em aberto.
A operação ocorreu após denúncias de que os suspeitos, membros de uma facção criminosa, estavam armados em uma casa abandonada no bairro Samaúma. Ao se aproximarem do local, os policiais perceberam um dos indivíduos fugindo em direção ao matagal. Enquanto dois policiais realizavam buscas na vegetação, outros detinham um segundo suspeito próximo à porta dos fundos da residência.
Durante a abordagem, os policiais encontraram 43 pacotes e duas pequenas barras de maconha, além de 13 trouxinhas de oxidado de cocaína. O homem preso revelou que ele e o comparsa haviam participado de um assalto a uma casa de câmbio em Iñapari, no Peru, em 28 de outubro, onde roubaram cerca de 10 mil reais em dinheiro e celulares. O suspeito afirmou ainda que o homem foragido havia chegado recentemente a Brasiléia com outros comparsas, com o objetivo de praticar roubos e enfrentar uma facção rival na região.
Após a prisão e apreensão do material, a guarnição se dirigia à delegacia para registro da ocorrência quando recebeu um chamado para retornar ao local. O suspeito que fugira havia voltado à casa abandonada, mas, ao ser abordado, resistiu, apontando uma pistola para os policiais. Em resposta à ameaça, um dos policiais disparou, atingindo o homem no tornozelo, que foi imobilizado e encaminhado para atendimento médico.
Na operação, foram apreendidos uma pistola 9mm, celulares, dinheiro, drogas e outros itens, como roupas e aparelhos eletrônicos. Ambos os suspeitos foram conduzidos à delegacia para os devidos procedimentos legais.
Assessoria de Comunicação da PMAC