Entre sexta-feira (25) de carnaval e a quarta (2) de Cinzas, PM-AC recuperou 10 veículos e apreendeu sete armas
Durante o carnaval, a Polícia Militar atendeu 4.188 chamados pelo 190 em Rio Branco e em mais sete cidades do interior do Acre. O balanço divulgado a pedido do g1 leva em consideração os atendimentos no período de sexta-feira (25) até a quarta-feira (02) de Cinzas.
Os dados são da capital e das cidades de Porto Acre, Bujari, Acrelândia, Quinari, Plácido de Castro, Capixaba e Cruzeiro do Sul. Ao todo, 119 pessoas foram presas no período, sendo 46 somente em Cruzeiro do Sul.
Durante o carnaval foi registrado um homicídio, que foi o caso de Marcondes Inácio de Oliveira, de 33 anos. Ele foi morto a tiros na terça-feira (01), na Rua Major Ladislau Ferreira, bairro Abrahão Alab, em Rio Branco. Segundo a polícia, ele foi até a casa da ex-mulher com um facão e acabou sendo baleado pelo atual namorado dela, um policial penal de 29 anos. O suspeito fugiu do local e ainda não foi localizado.
Ainda conforme os dados, foram registradas três tentativas de homicídio no período. Além disso, 10 veículos foram recuperados e sete armas apreendidas nas ocorrências atendias. Houve ainda o registro de oito apreensões de drogas.
Mesmo sem festas populares de carnaval, a Polícia Militar reforçou o policiamento nas ruas, especialmente, na capital acreana durante o carnaval.
“Pegamos os alunos soldados e distribuímos eles nas unidades, então deram um reforço durante o carnaval. As operações foram mantidas, como a operação relâmpago, além da operação de trânsito. Entendemos que com efetivo maior, conseguimos dar produtividade melhor e sensação de segurança maior à população”, disse o comandante-geral da PM-AC, coronel Paulo Cesar.
Acidentes de trânsito na capital
A capital acreana registrou 18 acidentes de trânsito durante o período de carnaval, segundo dados divulgados pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTrans) a pedido do g1. Entre sexta-feira (25) e terça (01), 107 motoristas foram notificados por embriaguez e dois foram presos em flagrante dirigir sob influência de álcool.
O levantamento aponta que, do total de acidentes registrados no carnaval, três envolveram condutores que estavam sob efeito de álcool. Ao todo, 17 pessoas foram vítimas dos acidentes de trânsito, no entanto, não houve registro de óbitos.
Durante os cinco dias, os policiais do BPTrans abordaram 1.148 veículos e 31 pessoas foram notificadas por conduzir sem habilitação. Ao todo, foram feitos 453 autos de infração.
Entre os acidentes estão o de um carro que colidiu contra o muro de uma clínica veterinária, na AC 40, no Segundo Distrito de Rio Branco na segunda (28). Segundo o BPTrans, o condutor se evadiu do local e no veículo havia garrafas de bebida.
Outro caso foi de um motorista que derrubou um poste na Via Parque, no Canal da Maternidade também na segunda (28). Conforme a polícia, o condutor se recusou a fazer o teste e foi autuado.
Na noite dessa terça (01), um carro caiu da ponte do Igarapé São Francisco, no bairro das Placas. Ninguém ficou ferido.