Segundo a Polícia Federal, vazamento do tema da redação pode configurar crime de fraude em certame de interesse público
A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (24) uma operação para apurar o vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de participação no vazamento. Os mandados foram autorizados pela Justiça Federal em Sobral (CE).
Segundo a PF. há indícios de divulgação ilícita nas redes sociais do tema da redação referente ao caderno rosa no exame em 2023, ainda durante a realização da prova.
O tema da redação do Enem em 2023 foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comunicou a PF sobre o caso. A corporação fez investigações e identificou que o suspeito do crime vive em Sobral (CE). Cerca de 15 policiais federais atuaram na operação.
Ainda de acordo com a PF, o vazamento do tema da redação pode configurar crime de fraude em certame de interesse público.
As penas que podem chegar até 8 anos de prisão.