Cruzeiro do Sul, Acre 25 de novembro de 2024 10:50

Pessoas em situação de rua em Cruzeiro do Sul dormem em tumbas

Em Cruzeiro do Sul, tubas vira moradias de pessoas em situação de rua

Em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, pessoas em situação de rua tem ocupado o cemitério São João Batista e feito de tumbas seus locais de moradia.

Um vídeo publicado pelo portal Juruá em Tempo mostra dois homens dormindo em um túmulo. Na entrevista (vídeo abaixo), o senhor José Nicolau Félix, de 55 anos, diz que ocupa o local há 9 meses. “Tenho família em Cruzeiro do Sul. Morar na rua foi escolha minha. Fico aqui [no túmulo] direto, não conheço os familiares de quem está enterrado na tumba, mas gostaria de conhecer”, afirma.

Segundo o portal, o coveiro responsável pelo cemitério informou que placas de identificação de túmulos tem sumido depois que pessoas em situação de rua passaram a frequentar o cemitério. Gestores públicos teriam feito uma visita ao local na última sexta-feira, 23.

“Estamos realizando visitas no cemitério, no Cais e embaixo da ponte da união com o objetivo de executar uma das nossas ações do plano emergencial. Dessa forma, o prefeito Zequinha Lima tem uma meta de amenizar esse problema até dezembro”, informou o vice-prefeito, Henrique Afonso.

A Subsecretária de Assistência Social, Rosinha Lima, relatou a respeito do trabalho do CREAS. “A preocupação diariamente do CREAS é realizar o cadastro das pessoas em situação de rua, para podermos identificar e ter conhecimento de onde moram, obtendo maior segurança e controle da quantidade dessa população”, disse.

Com informações de Juruá em Tempo.