Em Cruzeiro do Sul, tubas vira moradias de pessoas em situação de rua
Em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, pessoas em situação de rua tem ocupado o cemitério São João Batista e feito de tumbas seus locais de moradia.
Um vídeo publicado pelo portal Juruá em Tempo mostra dois homens dormindo em um túmulo. Na entrevista (vídeo abaixo), o senhor José Nicolau Félix, de 55 anos, diz que ocupa o local há 9 meses. “Tenho família em Cruzeiro do Sul. Morar na rua foi escolha minha. Fico aqui [no túmulo] direto, não conheço os familiares de quem está enterrado na tumba, mas gostaria de conhecer”, afirma.
Segundo o portal, o coveiro responsável pelo cemitério informou que placas de identificação de túmulos tem sumido depois que pessoas em situação de rua passaram a frequentar o cemitério. Gestores públicos teriam feito uma visita ao local na última sexta-feira, 23.
“Estamos realizando visitas no cemitério, no Cais e embaixo da ponte da união com o objetivo de executar uma das nossas ações do plano emergencial. Dessa forma, o prefeito Zequinha Lima tem uma meta de amenizar esse problema até dezembro”, informou o vice-prefeito, Henrique Afonso.
A Subsecretária de Assistência Social, Rosinha Lima, relatou a respeito do trabalho do CREAS. “A preocupação diariamente do CREAS é realizar o cadastro das pessoas em situação de rua, para podermos identificar e ter conhecimento de onde moram, obtendo maior segurança e controle da quantidade dessa população”, disse.
Com informações de Juruá em Tempo.