Na quinta-feira (12) deste mês, ocorreu a Operação Amazônia Verde II. A equipe de fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), apoiada por policiais da Força Nacional e soldados do 61 BIS – Comando de Fronteira Juruá/61 BIS Batalhão de Infantaria de Selva-Exército Brasileiro, estiveram na Unidade Técnica de 1 Nível em Cruzeiro do Sul.
A operação teve por objetivo atender uma denúncia cadastrada no Sistema de Linha Verde de Ouvidoria, que dizia respeito à marcenarias do Bairro da Várzea que estariam transportando e comercializando madeira sem o Documento de Origem Florestal (DOF), instituído pela Portaria número 253, de 18 de agosto de 2006, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O DOF constitui licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem negativa.
Ao chegarem no local, as autoridades constataram que as madeiras estocadas nos pátios dos estabelecimentos não possuíam o documento. Por conta disso, foram realizados os procedimentos de autuação das empresas, apreensão e logística do local do total de 28 metros cúbicos(m³) de madeira para doação para órgãos e entidades publicadas conforme IN 19 – IBAMA, de 19 de dezembro de 2014.