Cruzeiro do Sul, Acre 20 de novembro de 2024 18:14

Operação Sentinela do Juruá aumenta efetivo policial em 25% para combater crimes em Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, a operação “Sentinela do Juruá” está sendo desenvolvida pelo 6º Batalhão da Polícia Militar. O objetivo desta operação é fortalecer a ação policial nas ruas da cidade, através do policiamento ostensivo, fiscalização de bares e indivíduos, bloqueio e controle de pontos das vias, além do policiamento comercial e comunitário, com a finalidade de preservar a ordem pública e aumentar a segurança da população.

O capitão Daniel Teixeira, informa que a operação Sentinela do Juruá tem duração até o início de dezembro, quando iniciará a operação “Natal Seguro”, mas prosseguirá por tempo indeterminado após o natal. A operação está dividida em fases, e cada fase possui uma operação específica. Além do patrulhamento em pontos da cidade, a operação busca combater ações de organizações criminosas no Vale do Juruá, especificamente em Cruzeiro do Sul.

As operações com o efetivo da companhia de policiamento especializado e com o efetivo do policiamento ambiental também têm realizado diversas operações voltadas para os crimes ambientais. Além disso, através da Rotam e do Giro, incursões em locais de difícil acesso também estão sendo realizadas. A realização de operações especiais em comunidades rurais e ribeirinhas é reduzir o índice de crimes e passar maior sensação de segurança.

Com o final do ano chegando, uma grande quantidade de dinheiro começa a circular na cidade, aquecendo o comércio em novembro e dezembro. Com isso, a Polícia Militar aumentou em 25% o efetivo de policiais nas ruas aumentando o policiamento comercial e comunitário. As orientações são para reprimir delitos de roubo e de furto, principalmente no horário comercial. De acordo com o capitão, este método está surtindo um efeito positivo, na redução de crimes.

Da mesma maneira, o comandante local do 2ºPelotão de Rodrigues Alves foi orientado a fortalecer o policiamento comercial na cidade. Além disso, ele tem realizado ações preventivas, com palestras em escolas da zona rural.

Além do aumento de 25% no efetivo, com a chegada do mês de dezembro, o efetivo policial será reforçado ainda mais, principalmente na área comercial onde estão suscetíveis a ocorrer crimes contra o patrimônio.

Dessa forma, a Polícia Militar realiza a operação Sentinela do Juruá aumentando ainda mais a segurança de Cruzeiro do Sul, e  diminuindo gradativamente os índices criminais.