Cruzeiro do Sul, Acre 24 de novembro de 2024 07:03

Operação prende empresário suspeito de participar de esquema de extorsão a comerciantes e tráfico de drogas

O empresário Jhon Mendes Deocleciano foi preso na última quarta-feira (8), após investigações da Polícia Civil do Acre (PCAC) na operação intitulada “Taxa oculta”. As análises começaram no ano passado e cinco pessoas já haviam sido presas em março deste ano, também suspeitos de participarem de esquema de extorsão a comerciantes e tráfico de drogas.

José Adonias, delegado responsável pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que coordena a operação, diz que o homem preso nesta quarta não havia sido encontrado na época das prisões em março. “Com apoio de outras delegacias a gente chegou a um novo endereço dele, em um condomínio de apartamentos aqui em Rio Branco. Ele foi preso sozinho”, explica.

De acordo com o delegado, as investigações continuam com a análise do material apreendido.

Taxa oculta

As investigações revelaram um esquema de extorsão de comerciantes, mediante a cobrança de mensalidades por suposta “proteção”, além do envolvimento em atividades de tráfico de drogas e formação de organização criminosa. Os crimes foram identificados principalmente na região do Centro e do Bairro Esperança, em Rio Branco.

Em março de 2024, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisões preventivas, autorizados pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas. Ao todo, 16 ordens judiciais foram executadas, resultando na apreensão de dispositivos eletrônicos, munições e quantias em dinheiro.

Prisões em março

A operação também deteve cinco suspeitos que tiveram seus apelidos e idades reveladas pela PCAC. São eles: “Peruana”, 27 anos, “Pacífico”, 28 anos, “Pierre Jr” ou “Billi Jhow”, 38 anos, “dono do inferno” e C.F de 45 anos.

Com os suspeitos foram apreendidos quatro aparelhos celulares e uma agenda que tinham anotações que poderiam ser importantes para entender a extensão das atividades dos envolvidos.