Com procura considerada tranquila, a Organização das Centrais de Atendimentos (OCA), de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, passa a emitir carteiras de identidade sem precisar de agendamento a partir da próxima segunda-feira (18).
A Oca de Cruzeiro do Sul foi inaugurada em dezembro de 2020 e, desde então, devido ao período de pandemia, a emissão do documento sempre precisou de agendamento, mas agora passa a ser demanda espontânea, como os demais atendimentos feitos no local, segundo informou Natalino Paulo, chefe de divisão da Oca.
“É o mesmo atendimento, só que antes era agendado e agora vai ser demanda espontânea, é a única mudança porque todos os serviços já eram espontâneos, não tinha agendamento”, explicou.
O atendimento na Oca em Cruzeiro do Sul ocorre de 7h30 às 13h30 e eram feitos em média 44 agendamentos somente para a retirada do RG. Com a mudança, a expectativa é que esse número aumente e possa chegar até 60 diários.
Conforme a direção da Oca, a mudança não terá grande impacto ou aglomeração com o serviço ofertado de maneira espontânea, assim como acontece em Xapuri, já que a procura é tranquila. Além disso, no interior, o Instituto de Identificação faz campanha de atendimento desse serviço de maneira rotineira, o que tira ainda mais a procura pelo serviço na Central.
Para emitir o RG é preciso apresentar os seguintes documentos originais:
- quem nunca casou, deve levar a certidão de nascimento original ou cópia autenticada
- se é casado, precisa levar a certidão de casamento original ou cópia autenticada
- se é divorciado, deve levar a certidão com averbação do divórcio
- se é viúvo, apresentar certidão casamento com averbação de óbito