Cruzeiro do Sul, Acre 25 de novembro de 2024 23:21

No Juruá, Estado realiza capacitação e oficina sobre emendas parlamentares

O governo do Estado, através do  Conselho Estadual de Fomento e Colaboração do Acre (Confoco-AC), órgão vinculado à Secretaria de Governo (Segov), realizou nesta terça-feira, 27, uma Capacitação e Oficina para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Juruá. O encontro ocorreu no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul.

“Nós precisamos capacitar as OSCs para que elas possam acessar os planos de trabalho. Estamos inovando. Essa é a nossa missão, estabelecida pelo nosso governador Gladson Cameli”, explicou o o presidente do Confoco-AC, Jessé Tavares.

Presidente do Confoco-AC, Jessé Tavares, esteve presente na capacitação no Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

Durante todo o dia os representantes das Organizações da Sociedade Civil foram orientados pelo presidente e a secretária executiva do Confoco, Ana Cristina Silveira, sobre os plano de trabalhos. O plano de trabalho é o primeiro documento que as instituições devem entregar quando são chamados para receber a emenda parlamentar. Além da teoria, os participantes puderam tirar suas dúvidas e participar de uma oficina prática, onde receberam ajuda dos orientadores enquanto faziam planos fictícios.

“É de fundamental importância que o governo se aproxime das instituições e capacite-as, no sentindo de habilitar para receber os recursos das emendas parlamentares dos nossos deputados estaduais”, destacou João Pereira, chefe da Segov no Juruá.

A Segov no Juruá tem sido uma grande parceira das Oficinas para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

A Fundação Dom José Hascher, Lar Vicentinos de Cruzeiro do Sul, atende atualmente 33 idosos e já foi contemplada com uma emenda parlamentar. De acordo com Geisa Melo, administradora da instituição, o valor recebido já serviu para que fossem feitas reformas na estrutura física do local, dando mais conforto aos idosos. “Além da reforma, a gente consegue manter a instituição com alimentação, fralda para os idosos e material de higienização”, disse.

Com informações, Agência de Notícias do Acre