Cruzeiro do Sul, Acre 24 de novembro de 2024 12:52

Netflix perde US$ 54 bilhões em valor de mercado após queda no número de assinantes

A Netflix teve uma perda de US$ 54,3 bilhões em valor de mercado nesta quarta-feira (20) e agora é avaliada em cerca de US$ 100 bilhões, de acordo com a consultoria especializada Economatica. As ações da empresa despencaram 35,1%.

A desvalorização aconteceu após a empresa ter reportado na terça-feira (19) uma perda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022. Esta foi a primeira vez que o serviço de streaming teve um resultado negativo desde 2011.

O tombo das ações representou a maior perda diária da empresa em mais de uma década, segundo a agência Reuters.

Em um efeito cascata, as ações de Walt Disney, Roku e Warner Bros Discovery, também ligadas ao streaming, caíram mais de 5,5% cada.

No balanço sobre o primeiro trimestre, a Netflix disse que a queda de assinantes e a projeção de mais perdas à frente foram causadas pela inflação, pela guerra na Ucrânia e por uma concorrência feroz.

Nos primeiros três meses do ano, a base global de assinantes da Netflix se manteve na casa dos 221,6 milhões, mas a companhia projeta que perderá mais 2 milhões de clientes no segundo trimestre deste ano.

A expectativa era de que o número de assinantes crescesse 2,5 milhões nos primeiros meses do ano. Em carta aos acionistas, a empresa disse que a pandemia de Covid atrapalhou essas previsões porque houve um aumento significante da receita em 2020, fazendo com que a maior parte do crescimento lento visto em 2021 fosse entendida apenas como um efeito rebote daquela aceleração.

A companhia relacionou as perdas de assinantes nos Estados Unidos e Canadá com o recente aumento de preços de seus planos naqueles países. A suspensão do serviço na Rússia, decidida pela empresa por causa da guerra contra a Ucrânia, também impactou nos resultados do trimestre.