Cruzeiro do Sul, Acre 24 de novembro de 2024 19:24

Nadal desiste da semi de Wimbledon por lesão no abdômen

O tenista Rafael Nadal desistiu da semifinal de Wimbledon por conta de uma lesão no músculo abdominal. Com isso, Nick Kyrgios avança diretamente para a decisão, a primeira vez que o australiano fará uma final de Grand Slam na carreira, que acontece neste domingo, às 10h.

“Eu não quero entrar na quadra e não ser competitivo o suficiente para jogar o meu melhor. A coisa mais importante para mim é a felicidade, e não um título”, afirmou o tenista espanhol.

O espanhol entrou para as quartas de final contra Taylor Fritz já com o problema e precisou de atendimento durante a partida. Apesar das dores fortes, relatadas por ele mesmo, venceu por 3 sets a 2, em um jogo com duração de 4h20.

Exames de imagem feitos nesta quinta-feira detectaram uma ruptura de 7mm no músculo abdominal. Apesar do problema, o espanhol ainda pretendia jogar, segundo o Marca. Porém, após treinar na parte da manhã, Nadal convocou uma coletiva de imprensa e anunciou a desistência.

Nadal disse ter ignorado pedidos do pai e da irmã para que desistisse do jogo enquanto sofria para se movimentar em quadra e, principalmente, sacar. Na entrevista coletiva, ele afirmou não saber como conseguiu buscar a virada em cinco sets nessas condições.

– Existe uma coisa mais importante do que ganhar Wimbledon: é a minha saúde – completou.

O Touro Miúra, com isso, abre mão da chance de conquistar o Grand Slam, ou seja, vencer os quatro majors no mesmo ano, pela primeira vez na carreira. Rod Laver continua sendo o único jogador homem a conseguir o feito.

Feito inédito para Kyrgios

O W.O. de Nadal rendeu a Nick Kyrgios a vaga na decisão de Wimbledon. Essa é a primeira vez que o polêmico tenista australiano faz uma final de simples em um Grand Slam. O melhor resultado anterior havia sido uma vaga nas quartas do Australian Open, em 2015.

Kyrgios admite ter cuspido em torcedor Wimbledon 2022 — Foto: Reuters

Kyrgios admite ter cuspido em torcedor Wimbledon 2022 — Foto: Reuters

Kyrgios começou o ano, porém, conquistando a primeira taça de major na carreira, justamente em seu país natal. Em janeiro, foi campeão na dupla masculina ao lado de Thanasi Kokkinakis, com direito a vitória sobre a dupla número 1 Metic e Pavic.

As polêmicas, que sempre cercaram a carreira do jogador, não arrefeceram em 2022. Somente nesta edição de Wimbledom, Kyrgios admitiu ter cuspido em um torcedor que, segundo ele, estava o xingando, e foi multado por romper o código de vestimenta do torneio ao usar um boné vermelho para sair de quadra.

Fora das quadras, o jogador foi acusado pela ex-namorada, a modelo Chiara Passari, de agressão em dezembro de 2021. Ele tem uma audiência na corte de Camberra no próximo dia 2 de agosto e não quis se pronunciar sobre o caso.