Após redução dos casos de Covid-19 no Acre, o mutirão de cirurgias do Governo do Estado chega à maternidade de Cruzeiro do Sul.
No mês de maio, 35 cirurgias foram realizadas; retirada de útero, biomas e outros procedimentos. Com achegada do mutirão, esse número deve crescer.
“Já estamos desde maio com retorno das cirurgias ginecológicas na maternidade. Fechamos o mês com 35 cirurgias ginecológicas realizadas. Estamos com objetivo de aumentar a quantidade de (…) cirurgias, para poder atender a população e nossa lista de espera” explicou a coordenadora de saúde Tatiana Rodrigues.
Ainda de acordo com a coordenadora Tatiana Rodrigues, a maternidade estava com lista de espera de 400 mulheres para cirurgias. Ela explicou que esta é uma demanda que não depende somente do espaço do hospital, mas também de insumos e dos profissionais disponíveis. Em Cruzeiro do Sul nem sempre há profissionais da saúde disponíveis, sendo necessário, muitas vezes, requisitar médicos de Rio Branco.
Na maternidade de Cruzeiro do Sul, estão sendo realizadas todas as cirurgias da área ginecológica, duas vezes na semana, terça-feira e sábado, para retirada de útero, cisto, mioma e outras necessárias.
Segundo o governo, em todo o estado o mutirão de cirurgias eletivas pode beneficiar ao menos 5 mil pessoas que estão na fila para procedimentos cirúrgicos, na Fundação Hospitalar do Estado do Acre (Fundhacre).