O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Criminal de Cruzeiro do Sul, iniciou nesta terça-feira, 27, uma pesquisa para avaliar os atendimentos de emergência nos números 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros).
A pesquisa faz parte de um procedimento administrativo instaurado pela Promotoria para verificar a prestação do serviço de emergência no município e consiste em um questionário direcionado, inicialmente, aos agentes policiais, que devem enviar suas respostas até o próximo dia 6 de março.
Atualmente, as ligações de emergência nos números 190 e 193 dos moradores de Cruzeiro do Sul e dos outros municípios do interior são atendidas por uma equipe em Rio Branco. A ocorrência é direcionada para os centros de operações das regionais do Acre, que mobilizam as equipes.
De acordo com o promotor de Justiça Christian Anderson Ferreira da Gama, o MPAC pretende investigar se esse sistema ocasiona atrasos e dificuldades, especialmente no que diz respeito à localização de endereços.
“O objetivo é avaliar a prestação do serviço de emergência, tendo como público-alvo, num primeiro momento, os policiais que compõem as forças de segurança em Cruzeiro do Sul, no intuito de ouvi-los, mensurar o grau de satisfação com o serviço, a eficiência e o impacto nos atendimentos diários, no tempo de repasse dos chamados pela central, que atualmente é em Rio Branco, bem como na localização dos endereços, realização de flagrantes e atendimento à população em geral”, disse o promotor.
Com informações, Comunicação MPAC