A água dentro do aeroporto de Porto Alegre está em 2,5 metros de altura, segundo informações do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em entrevista ao Bastidores CNN (exibido diariamente, às 14h).
“Água no aeroporto [de Porto Alegre] está dando 2,5 metros. Então toda a pista, toda a torre, a área de sinalização, está debaixo d’água. E mais do que isso: nas últimas 48 horas, a água também entrou no terminal. Nós estamos com dois metros de altura dentro do terminal”, explicou o ministro.
Na segunda-feira (6), a concessionária Fraport, que administra o Aeroporto Salgado Filho, emitiu um comunicado informando que os pousos e decolagens no terminal estariam suspensos até o dia 30 de maio.
Costa Filho ressaltou que, apesar das ações emergenciais, a expectativa do governo é de que um diagnóstico claro da situação seja feito em 15 dias.
“Porque se a pista e a parte de iluminação e a torre de controle não estiverem danificadas, a gente automaticamente começa a operar. Mas se tiver algum problema em relação à pista, a gente não pode correr risco”, disse.
Além do aeroporto da capital gaúcha, o estado conta com outros 11 terminais de voo — que estão funcionando normalmente, de acordo com o ministro.
“Desses outros aeroportos, nós temos em torno de seis que tem capacidade de poder receber voos. Então cada companhia está fazendo seu estudo de malha viária e a gente espera que até hoje às 18h nós tenhamos concluído esse plano de voo regional para atender a população.”
Desde o início das fortes chuvas na região, na semana passada, o governo confirmou a morte de 90 pessoas, além de 131 desaparecidos e 362 feridos.