O Acre enfrenta um momento de muita fumaça e baixa umidade do ar. O pesquisador Davi Friale disse ao ContilNet, nesta sexta-feira (6), na Expoacre, que a fumaça que assola Rio Branco não é produzida no Acre, e que vem da Bolívia.
“As do Acre, inclusive nessa última quarta-feira, praticamente se apagaram devido as chuvas que ocorreram em todo o estado. Então a prova que é da Bolívia está aí, as chuvas ocorreram, apagou os incêndios e eu coloquei lá [no site O Tempo Aqui] que hoje seria um dia de muita fumaça. Na Bolívia, a origem dessa fumaça não choveu. Por isso que nós estamos aí nessa situação”, explicou.
Friale disse ainda que a situação vai piorar entre esta sexta-feira (6) e sábado (7).
“Porque a fumaça mais densa, acabei de olhar as imagens satélites, e ainda estão por vir. Só vai começar a partir de domingo, quando o vento passa a soprar do Amazonas para cá. O tempo vai continuar quente, ensolarado, embora o sol não apareça por causa da fumaça e não há nenhuma novidade a não ser a extrema baixa imunidade que vai continuar e vai até piorar a partir da de segunda-feira”, ressaltou.