Cruzeiro do Sul, Acre 25 de novembro de 2024 13:40

Mestre Monteiro: 88 anos, um zeloso guardião dos tesouros da UDV

Comemoramos, neste dia 30 de março de 2022, os 88 anos de vida do querido amigo de muitos de nós, senhor Raimundo Monteiro de Souza, o Mestre Monteiro. É difícil escrever um texto em homenagem a este nobre senhor sem ser repetitivo, pois sua participação na história da União do Vegetal já tem sido registrada e reconhecida aqui neste blog por diversos outros autores de textos publicados ao longo dos anos. Recomendo a leitura do texto Mestre Monteiro: um Conselheiro Pacificador, de autoria dos Mestres João Bosco Queiroz e José Emerson Queiroz, que contém um registro histórico bem cuidadoso.

Mestre Monteiro é uma das pessoas mais citadas por todos aqueles que nos dias atuais ocupam cargos de Direção do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, por ser um dos mais longevos e mais ativos de nossos professores. Com sua privilegiada memória e seu notável cuidado na busca de ser fiel na transmissão dos ensinos, da palavra e dos exemplos de vida de Mestre Gabriel, muito do que hoje retransmitimos chegou até nós pela palavra do Mestre Monteiro. Pelo conjunto de seu trabalho, portanto, é inestimável sua contribuição para que o Centro esteja atualmente chegando a mais e mais pessoas, e por vermos o Mestre Gabriel sendo reconhecido como o Guia Espiritual de mais de 21.000 pessoas em 11 países.

Da mesma forma, no trabalho de fortalecimento institucional da UDV, na conquista das garantias ao direito Sagrado de comunhão do Vegetal em nossos rituais religiosos, seja no âmbito nacional ou internacional, em diversos momentos destes 60 anos da história da criação da União do Vegetal, a presença confiante, a liderança tão expressiva de Mestre Monteiro há de ser para sempre reconhecida. Mestre Monteiro é um zelador de nossos maiores tesouros: os ensinos, a doutrina e os valores transmitidos e praticados na União do Vegetal.

Exemplo de Vida

Juntamente ao seu compromisso pessoal com o Mestre Gabriel e com a Bandeira da União do Vegetal, é notável o exemplo de vida de Mestre Monteiro, um pai de família sóbrio e respeitador, um esposo e pai dedicado, alegre e prudente, merecedor de uma vida próspera e vitoriosa.

Homem de sorriso franco e presença amiga, Mestre Monteiro mostra-se um habilidoso construtor da Paz e da Conciliação, sempre disposto a ensinar e a orientar aqueles que querem seguir no Caminho do Mestre, sejam os mais novos ou os mais antigos. Quantos de nós recebemos, através de suas palavras, o conforto, a clareza e a orientação necessários para vencer dificuldades; quantos foram cativados por seu coração fraterno e amparados por sua mão amiga. Quantos foram presenteados por palavras preciosas contidas em suas cartas, nas quais podemos identificar a presença do Conselheiro Oriental da UDV.

Carinhosamente chamado pelo Mestre Gabriel de Professor Raimundo, este senhor que tenho a honra de homenagear através deste texto permanece com a mesma atitude que o caracterizou desde 1966, quando chegou à UDV: segue trabalhando, zelando pela preservação dos valores cristãos, defendendo a integridade da família e transmitindo os ensinos do Grande Mestre com Amor e confiança. Que seus dias entre nós se prolonguem, para alegria de seus familiares e de todos nós. E que este bom amigo receba todas as homenagens de que é merecedor. Muito grato por sua presença tão marcante em nossas vidas, Mestre Monteiro.

-Almir Nahas é integrante do Quadro de Mestres e do Conselho de Administração Geral (Conage) da União do Vegetal.

Foto: Tiago Hoisel.