A família Mariano inaugurou, na tarde deste sábado (02), o Memorial João Mariano, instalado no andar térreo do Shopping Copacabana, com uma exposição de equipamentos, materiais gráficos e peças utilizadas pelo jornalista mais importante do vale do Juruá na edição e impressão, por décadas, dos jornais O Rebate e o Juruá.
Na exposição o visitante vai encontrar as edições digitalizadas dos jornais um trabalho realizado em Manaus, sob a coordenação do Irmão Marista João Gutemberg, neto de João Mariano e filho da dona Gisalda que perpetua as notícias que contam a história do município de Cruzeiro do Sul de 1.921 a 1972, época das publicações.
Uma equipe voluntária de acadêmicos do curso de Direito do Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre (UFAC), se preparou para conhecer o rico acervo histórico-cultural de João Mariano e durante a inauguração do museu se tornaram os comunicadores da exposição do Memorial João Mariano explicando aos visitantes as informações disponibilizadas.
As máquinas utilizadas na impressão dos jornais – impressora, guilhotina, tipos e um armário com gavetas onde era guardados os mesmos – foram totalmente recuperados e estão na exposição. A fachada da tipografia onde funcionava a sede dos jornais onde o jornalista fazia a composição das matrizes e a impressão está estilizada numa das paredes do shopping.
João Gutemberg, organizador do Memorial João Mariano, destacou sua gratidão pelo resultado do trabalho ao agradecer pelo apoio de sua mãe, dona Gisalda, filha primogênita do jornalista que mantinha em sua residência o acervo dos jornais que pertencem a família. Gutemberg destaca também o apoio de uma grande equipe de colaboradores em Cruzeiro do Sul e Manaus.
A exposição e o Memorial permanecerão no Shopping Copacabana, no espaço cedido pelo empresário Assem Cameli, que tem essa visão de sediar e abrigar o rico material histórico desde o início do projeto da área comercial para ceder o espaço se torna um dos grandes incentivadores e parceiros do Memorial João Mariano como incentivo cultural.
João Gutemberg explica que a exposição estará aberta no período de funcionamento do shopping, mas o plantão explicativo estará disponível com os acadêmicos dentro do programa de extensão universitária nesta próxima semana, a partir das 14:00 horas às 17:00 horas, com cinco jovens para receber e repassar as explicações.
“Redescobri ainda mais meu avô com a leitura e organização do acervo. Tendo contato com o escrito se tem uma ideia como era a pessoa, como pensava e qual sua dedicação. O que avalio é que o meu avô João Mariano era uma pessoa extremamente apaixonada pelo que produziu com os instrumentos que tinha e colocou sua paixão nesta obra impressionante”, afirma.
Outro detalhe lembrado por Gutemberg é sobre o quadro do avô pintado pelo artista plástico cruzeirense Osvaldo Magalhães para sua mãe. “É um quadro de beira a realidade, algo inspirador e além do mais é cheio de luz porque a luz que entra pela janela pela porta ilumina o João Mariano compondo na sua tipografia num encontro das artes pelo bem. O próprio artista não tem certeza se conseguiria pintar outro igual”, disse.
Veja o que disseram:
O Secretário Municipal de Cultura e Esporte, professor Aldemir Maciel
A empresária e escritora Bete Cameli
O professor Doutor Marcelo Siqueira
A neta e Chef de Cozinha Adalgisa Mariano
Acadêmica do curso de Direito da UFAC, Ana Clara, da equipe de informação do acervo
O Irmão Marista João Gutemberg, organizador do trabalho de digitalização do acervo dos Jornais
Professora Gisalda Mariano, filha do jornalista João Mariano