O Grupo Especial de Fronteira apreendeu nesse sábado (24) 25 barras de maconha prensada que haviam saído da Bolívia. Os suspeitos usaram uma rota de tráfico de drogas pela região da Ponta do Abunã, na divisa do município acreano de Plácido de Castro com o país vizinho.
Os homens, um de 29 anos e dois adolescentes de 16, transportaram a droga dentro de duas embarcações para o Brasil. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), a droga saiu da cidade boliviana de Santa Rosa, departamento boliviano do Beni, no interior da floresta boliviana, ainda na madrugada de sábado.
Os suspeitos, então, navegaram pelo Rio Abunã até atracar às margens do bairro Serraria, em Plácido de Castro. Eles chegaram a retirar a droga dos barcos e esconder em uma casa. No local, foram apreendidos uma espingarda calibre 20, um revólver calibre 38 e munições intactas de diversos calibres, além de aparelhos celulares. Após isso, foram surpreendidos pelos policiais em flagrante.
As ações fazem parte da Operação Hórus, do Programa Guardiões das Fronteiras no Acre, com o apoio de diversos órgãos da Sejusp e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.