Em mais uma ação contra o crime organizado, o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Acre e a Polícia Militar deflagraram neste sábado (2) a operação “Off the Rails”.
Estão sendo cumpridos15 mandados de prisões preventivas e sete mandados de buscas e apreensões nas cidades acreanas de Rio Branco, Brasileia, Epitaciolândia e Sena Madureira, além de cumprimentos no estado do Tocantins.
A investigação apontou que os alvos da operação, além de comandarem o cometimento de crimes, atuavam na expansão da organização criminosa com o “batismo” de novos integrantes.
O promotor Bernardo Albano, coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) disse que o foco da operação é desarticular organizações criminosas e capturar membros que fazem parte destes grupos.
“Foram cumpridos, ao todo, aqui no estado, 15 mandados de prisão e sete de busca e apreensão. Especificamente com relação aos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia foram realizadas na presente data três prisões, isso de pessoas que eram executoras de crimes graves ou mandantes, todos envolvidos em organizações criminosas.”
Conforme o MP-AC, entre os alvos estão suspeitos de praticarem tráfico de drogas e homicídio e também condenados por crimes como porte ilegal de armas, tráfico de drogas, roubo e latrocínio, sendo este último ocorrido em Sena Madureira.
Durante o cumprimento dos mandados, foram encontrados dados e cadastros de faccionados em posse de integrantes de facção rival.
O promotor falou ainda que os mandados foram expedidos pela Vara de Delitos e Organizações Criminosas de Rio Branco.
“Ainda na data de ontem [sexta, 1], já durante o levantamento para a deflagração desta operação, também foi identificado um indivíduo que se encontrava com mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio, essa pessoas foi recolhida. É importante destacar que a operação foi bastante exitosa, esses indivíduos já foram tirados das ruas, interrogados e agora vão ficar à disposição da justiça.”