Cruzeiro do Sul, Acre 26 de novembro de 2024 16:29

Liga Acadêmica de Saúde Indígena promove Agosto Lilás na Aldeia Puyanawa em parceria com a Polícia Civil do Estado e uma psicóloga

No sábado, 31 de agosto, a Liga Acadêmica de Saúde Indígena finalizou o mês com o evento “Agosto Lilás – Proteja, Valorize e Respeite”. Com o apoio da Polícia Civil do Estado, representada pelas escrivãs da Delegacia de Cruzeiro do Sul, Cristiana Guimarães e Daniele de Souza, e pelo APC José Francisco Chaves, além da parceria da psicóloga Gabriela Matos e da Prefeitura de Mâncio Lima (Secretaria de Saúde), os membros da Liga promoveram uma roda de conversa no centro cultural da aldeia. O evento contou com a presença de 60 mulheres indígenas, abordando temas como conscientização, combate à violência contra as mulheres e autoconhecimento. Durante a atividade, foram discutidos os tipos de violência, com exemplos claros do cotidiano, a Lei 11.340/06, e a rede de apoio oferecida pelo poder público às vítimas de violência doméstica.

Na ocasião, a psicóloga Gabriela Matos realizou uma dinâmica que evidenciou as qualidades de cada mulher, mencionando também formas de elevar a autoestima e o bem-estar das participantes, além da importância de quebrar ciclos de violência.

Ao final do evento, foi oferecido um coffee break pelos patrocinadores: Produtos Cristais e Mercantil Cohab. Para complementar a ação, foram sorteados diversos brindes doados por alunos e colaboradores da Faculdade de Medicina ITPAC.

Mais uma vez, os alunos de Medicina, coordenados pelo professor Gerson Coelho, puderam, com excelência, realizar esta ação de promoção da saúde indígena. Ações como esta da @LASI proporcionam uma formação mais humanizada aos futuros médicos que estão sendo formados no município pela ITPAC Cruzeiro do Sul. Agradecemos ao Cacique Joel, por demonstrar confiança no trabalho da LASI que vêm sendo realizado na comunidade.

A Liga Acadêmica de Saúde Indígena (LASI) se destaca por seu compromisso em promover a saúde e o bem-estar do povo indígena.