Cruzeiro do Sul, Acre 27 de novembro de 2024 00:34

Liga Acadêmica de Saúde Indígena promove ação de educação em saúde na aldeia Puyanawa

No sábado, 24 de agosto, a Liga Acadêmica de Saúde Indígena da Faculdade de Medicina, ITPAC, realizou uma ação de saúde com o tema “Agosto Dourado – Aleitamento Vale Ouro”.

Com o apoio da UFAC, por meio da professora Dra. Vanizia, e da Dra. Márcia (Banco de Leite do HMCJ), e da prefeitura de Mâncio Lima (secretaria de saúde), os ligantes promoveram um workshop na aldeia, destacando a importância e o impacto do aleitamento materno para gestantes e lactantes. Durante o evento, foram abordados os benefícios da amamentação, como o melhor crescimento e desenvolvimento da criança, a proteção contra doenças, a redução do risco de hemorragia pós-parto, e a ajuda na contração do útero para que ele retorne ao seu tamanho normal mais rapidamente.

Na ocasião, foram ensinadas técnicas e posições adequadas para garantir uma amamentação segura, confortável e eficaz.

O Banco de Leite, por sua vez, realizou uma exposição sobre a doação voluntária de leite materno, abordando como ocorre o processo, a frequência das coletas e as etapas de pasteurização, entre outros como o valor nutricional, este destacada pela nutricionista do banco de leite (HMCJ).detalhes importantes. Para complementar a ação, uma nutricionista do (HMCJ).

Mas uma vez os alunos de medicina coordenados pelo professor Gerson Coelho, puderam com excelência, realizar esta ação de promoção da saúde indígena. Ações como esta da @lasi proporciona uma formação mais humanizada dos futuros médicos que estão sendo formados no município pela ITPAC Cruzeiro do Sul.

A Liga de Saúde indígena (LASI), se destaca por seu compromisso em promover a saúde e bem estar do povo indígena.

Confira fotos;