A Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima, onde vivem cerca de 750 pessoas, vivencia mais uma vez, um dos principais eventos indígenas do Acre: o Festival Atsa Puyanawa. Em sua 6ª edição, a festividade vai se consolidando como tradição e promete uma verdadeira imersão na cultura indígena.
Neste ano, o 6º Festival Atsa Puyanawa, iniciou nesta quinta-feira, 18, estendendo-se até terça-feira, 23. O evento tem a presença confirmada de pessoas dos estados de Goiás, Rio de Janeiro e de países como a Bélgica e dos Estados Unidos, aquecendo o setor do turismo.
Danças e músicas tradicionais, pinturas corporais, comidas e bebidas típicas, caminhada na floresta, banho de medicinas, desfiles e artesanato são algumas das atrações do festival. Nesta edição, cinco mil litros de caiçuma, bebida de origem indígena produzida à base de macaxeira, estão sendo preparados.
Na oportunidade, a Juruá Motocenter Honda de Cruzeiro do Sul, montou um stand, com motocicletas, motores, geradores e roçadeiras, na própria terra indígena Puyanawa, como forma de prestigiar a realização do evento, que inclusive são bastante utilizados por eles.
Conforme Edvaldo Nascimento, gerente da Honda, é um prazer imenso estar prestigiando a festa. “Fomos convidados a participar e o que estamos vendo de muita importância é que estamos em parceria com os povos indígenas, pois eles utilizam roçadeiras, geradores, motores estacionários, motor bomba e diversos outros produtos”, destaca Edvaldo.
Para o cacique, Joel Puyanawa, o sentimento é de alegria pela parceria com a Honda. “Foi a primeira parceria de patrocínio que conseguimos fazer foi com a Honda. 90% dos nossos usuários, são motocicletas da Honda. Obrigado a todos vocês que estão conosco neste momento na exposição. Espero que façam boas vendas”, frisou o cacique.