O Conselho de Administração s da Petrobras aprovou, nesta quinta-feira (14/4), a indicação de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da estatal. De acordo com a página oficial da empresa, a cerimônia de posse ocorre às 15h. O evento será transmitido na página oficial da Petrobras no Youtube.
José Mauro vai substituir o general Joaquim Silva e Luna, demitido do cargo. O motivo da mudança são as queixas do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as altas nos preços dos combustíveis.
Na última quarta-feira (6/4), Ferreira Coelho foi indicado pelo governo para ser o novo presidente da empresa, após o economista Adriano Pires ter desistido de assumir a presidência da Petrobras em meio à polêmica sobre um eventual conflito de interesse. Pires comanda uma consultoria voltada para empresas do setor.
Atualmente, José Mauro Ferreira Coelho é presidente do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA), empresa responsável por negociar contratos da União na área de pré-sal.
O indicado do governo possui mais de 25 anos de experiência profissional, atuando nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Ele foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia de abril de 2020 a outubro de 2021.
Ferreira Coelho é formado em Química Industrial, com mestrado em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), e possui doutorado em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).