Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média por um período superior a cinco dias, causando danos à saúde da população
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta nesta sexta-feira, 22, expandindo o aviso de “grande perigo” para 11 Estados e o Distrito Federal. Segundo o Inmet, as regiões afetadas podem registrar temperaturas até 5ºC acima da média por um período maior que cinco dias, causando riscos à saúde. Além do Distrito Federal, estão sob alerta Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.
O alerta original foi iniciado às 11h do dia 20 de setembro e seguirá em vigor às 18h da próxima terça-feira, 26. O Inmet ainda emitiu um aviso para 13 Estados e para o Distrito Federal sobre baixa umidade relativa do ar. O alerta chega ao fim nesta sexta-feira, 22, às 19h. Com o calor extremo que atinge o país, existem riscos de incêndios florestais e de danos à saúde, como ressecamento de pele, desconforto nos olhos, na boca e no nariz. Diversas cidades do país deverão registrar temperaturas recorde neste fim de semana, quando a onda de calor que atinge o país chegará ao seu pico.