Um incêndio de grandes proporções destruiu uma área de oito hectares de vegetação na Estrada Transacreana, zona rural de Rio Branco. O fogo, que consumiu o equivalente a pouco mais de 11 campos de futebol, também feriu e matou animais silvestres, segundo o Corpo de Bombeiros do Acre.
A queimada começou ao meio dia de sexta-feira (13) e só foi controlada nove horas depois, às 2h. Imagens produzidas pela corporação mostram o combate às chamas e também pacas que foram resgatadas depois de feridas pelo fogo. (Veja abaixo)
Plantações agrícolas também foram destruídas, mas não foram divulgadas mais informações sobre elas. Até a última atualização desta reportagem também não havia informações sobre o que pode ter causado o fogo no local.
Ainda segundo o CBMAC, outros 15 hectares, que equivalem a 21 campos de futebol, foram preservados. Mais de mil litros de água precisaram ser usados para apagar o fogo.
Alguns animais morreram e outros ficaram feridos durante incêndio em área de vegetação — Foto: Asscom/CBMAC
Incêndios
No dia 20 de agosto o Governo do Acre decretou situação de emergência em saúde pública devido à intensificação da seca e dos focos de incêndio.
O Estado contabilizou mais de 750 focos de queimadas na primeira semana de setembro, conforme dados do Inpe. O programa utiliza dados de queimadas captados diariamente pelo satélite de referência Aqua para fazer os levantamentos.
Entre o dia 1º e o dia 7, o Acre teve 757 focos de queimadas. O total representa quase 30% a mais do número registrado na mesma época ano passado, quando houve 584 focos de queimadas em sete dias.
Fogo atingiu 8 hectares de terra no Acre — Foto: Asscom/CBMAC